Entrevista

9 02 2009

arroba4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Pessoal, tudo bem?

Com muita alegria respondi algumas perguntas do portal de notícias da minha cidade, o www.itabatanews.com.br Transcrevo aqui a entrevista. Para quem quiser deixar seu comentário no site, o link é: http://www.itabatanews.com.br/leitor.php?cod=2035
Um abraço,

Léo.

 

INEWS – Como começou sua história com a música?

LÉO – Bem, acho que algumas pessoas começam sua história com a música ainda no ventre materno e, no meu caso, acredito que foi assim. Mas cantar propriamente, comecei com 8 anos. Me lembro que foi a primeira vez que subi em um palco e cantei num microfone. Cantei uma música do Pe. Zezinho, chamada “Um Certo Galileu”. Muita gente deve conhecer, começa assim: “Um certo dia à beira-mar apareceu um jovem galileu (…) E Seu nome era Jesus de Nazaré, Sua fama se espalhou e todos vinham ver o fenômeno de um jovem pregador, que tinha tanto amor…” Tudo isso começou lá em Linhares, no Espírito Santo, onde nasci. Eu ia para a Igreja com minha família, aprendia as músicas cantadas nas celebrações e missas e ficava repetindo em casa. E decorava as letras. Quando voltava para a Igreja, já sabia tudo decorado. E foram percebendo isso e me chamaram para cantar lá… E estou até hoje nesta caminhada.

INEWS – Quais suas expectativas com o CD “No Teu Altar”?

LÉO – O CD é um sonho realizado! Minha expectativa é que ele continue alcançando pessoas, indo a lugares que eu, fisicamente não posso ir, mas que a mensagem que brotou no meu coração chegue onde Deus levar. É também abraçar a responsabilidade de lutar por ser uma pessoa cada dia melhor no sentido de buscar a dignidade que este ministério exige.

INEWS – Quais têm sido as suas realizações, hoje, na evangelização através da música?

LÉO – O CD já é uma grande realização. Em relação aos trabalhos que desenvolvo com a música, temos ido a algumas comunidades com shows no formato banda, voz e piano, voz e violão e, mesmo com os ministérios locais, por causa do custo. Nossas comunidades são muito carentes e investe-se pouco nos shows de evangelização com artistas que ainda não são conhecidos pela massa. Fora isso também publico mensalmente no Portal da Música Católica (www.portaldamusicacatolica.com) um salmo, que junto com o restante da equipe disponibiliza no site, para download, áudio e cifra de melodias que nos criamos e sugerimos que sejam usadas nas celebrações e missas de cada domingo. Além disso, tenho minhas responsabilidades paroquiais com a Igreja Matriz São José Operário e minha comunidade São Miguel. Os trabalhos são muitos, graças a Deus.

INEWS – Como foi a inspiração para gravar o CD, e como Deus tem feito grandes maravilhas para o sucesso?

LÉO – Vontade de gravar um CD acredito que quase todo mundo tem. As confirmações vieram através dos pedidos dos irmãos e pelas oportunidades que foram a parecendo como pessoas disponibilizando seu talento para trabalhar no projeto. A princípio eu pensei em disponibilizar as canções para que outros artistas gravassem, mas tudo foi se encaminhando para que eu mesmo o fizesse. O momento-chave de confirmação para mim de que era para entrar na batalha da gravação foi quando a Celina Borges esteve aqui em Itabatã para um show e durante a ministração falou diretamente a mim uma palavra de ordem, de encorajamento. Nunca me esquecerei disso. Foi a partir daí que iniciamos as lutas propriamente ditas. Vejo que Deus tem feito grandes coisas em vários aspectos como permitir as participações no CD de grandes nomes da música católica, não só cantando mas em muitos outros detalhes da produção.

Também agora recentemente recebemos a notícia que ficamos na 12ª posição no ranking de vendas pelo Portal da Música Católica através da Loja CDCristão Mega Store (www.cdcristao.com) de SP. Algo difícil de acontecer com um artista independente em tão pouco tempo. Fora isso, os e-mails que recebemos do Brasil inteiro, de norte a sul, literalmente, atestando a qualidade musical deste trabalho e falando o quanto ele é necessário e tem sido usado. Além de as músicas estarem sendo executadas em algumas rádios dentro e fora do estado da Bahia.

INEWS – O que causa em seu coração o fato de ouvir suas músicas sendo cantadas nas missas?

LÉO – Fico muito feliz! Aqui na cidade já é bem comum, porque essas canções nasceram aqui. Já fazem parte da vida da comunidade, inclusive, quando saiu o CD, muitas pessoas vieram me dizer que já conheciam algumas músicas há anos e não sabiam que eram composições minhas. Agora, é sempre uma emoção nova quando ouço essas canções fora daqui. Vivi uma experiência muito marcante aqui pertinho, em Teixeira de Freitas no ano passado. Fui convidado para participar das festividades de uma comunidade, fui cantar o salmo na missa, e quando estava lá, juntamente com o ministério de música tinha um coral jovem que cantou várias músicas do cd durante a missa. Foi uma grata surpresa!

INEWS – Qual música você compôs, que diz mais profundamente da sua pessoa?

LÉO – Todas as minhas composições falam de mim de alguma forma. Até mesmo as canções que não são minhas no CD, estão muito ligadas a mim, à minha história, ao que eu vivo ou procuro viver.

INEWS – Quais foram as suas maiores dificuldades em toda sua história e o que você fez para superá-las?

LÉO – A vida de todo mundo é cheia de batalhas e dificuldades. Não sei classificar especificamente quais foram mais difíceis de superar, mas posso dizer seguramente que Deus me deu uma família mais que especial e que, com toda certeza ela é o meu suporte, é o que me faz avançar e me dá a segurança de que preciso em qualquer situação, das mais simples à mais complexas e dolorosas.

INEWS – Como nasceu a música “No Teu Altar”, tema do CD, e o que ela significa para você?

LÉO – NO TEU ALTAR é uma canção muito especial, tanto é que deu título ao CD. Ela é uma parceria minha com um amigo do Rio de Janeiro, Márcio Bragança. Eu escrevi a letra e fiz a música do refrão e mandei pra ele para que terminasse para mim. Ele fez algumas adaptações e me devolveu a música pronta. E quando eu a ouvi, foi amor à primeira audição (risos). É uma canção muito forte para mim pois nela eu consegui fazer uma oração colocando tudo e todos aqueles que são importantes na minha vida diante do Altar de Deus. Até mesmo os desamparados são lembrados ali. Tudo que sou, tudo que tenho, meus medos, meu cansaço, a oferta que apresento, minha família, meus amigos amados, os irmãos desamparados… E além disso eu afirmo, pois aprendi, que não importa fazermos algo se antes de tudo, o coração e a vida por inteiro não estiverem entregues, pois senão, torna-se obrigação e não doação.

INEWS – Qual está sendo sua experiência com o lançamento do seu CD?

LÉO – Tenho podido contemplar a misericórdia de Deus, Seu amor por mim e o quanto Ele pode oferecer a quem tem a coragem de confiar em Sua promessa e em Sua fidelidade, mas também arregaça as mangas e faz o que lhe cabe. Nós trabalhamos e Deus supre nossas necessidades.

INEWS – Qual a importância do seu ministério de música na sua vida?

LÉO – O ministério em si é o serviço e não as pessoas. É um chamado ao qual eu respondo com muita alegria, pois amo muito tudo o que faço. Fora daqui tem sido uma grande experiência trabalhar com outros músicos, conhecer outros talentos e superar a dificuldade de ministrar sem a convivência, sem aquele entrosamento que temos quando viajamos com aqueles que já são nossos amigos de dentro de casa. Já servir aqui é um refrigério, além de ministros de música, são irmãos que vêm à minha casa, com os quais a gente se diverte, ri e chora junto muitas vezes. Acredito que eles são essenciais para que eu exerça bem a minha função. Somos importantes uns para os outros.

INEWS – Deixe uma mensagem para os músicos e visitantes do Portal INEWS.

LÉO – Para você músico eu digo que é necessário entender que nunca estamos prontos. Existe sempre mais para buscar, para aprender, para superar… Não pare nunca e jamais se esqueça que mais importante que a música é o grande Autor. Muitas vezes nos apegamos mais à criação que ao Criador. Aos demais visitantes, desejo que essa partilha tenha edificado suas vidas de alguma forma e, caso ainda não conheçam nosso trabalho, procurem-nos. Quem puder adquirir o nosso disco e nos ajudar a divulgar, ele está à venda na Drogaria Santa Marta e na Secretaria Paroquial. Também estão sendo veiculadas algumas canções na programação da Rádio 3 Corações FM. É só fazer contato com a produção dos programs e pedir uma música do nosso CD. E já que estamos na internet, acessem nosso blog: Leo Mantovani Lá vocês poderam conferir muitas outras partilhas do que tem acontecido com textos e fotos de onde temos ido e o que temos feito. Seja abençoados!

Obrigado ao site Itabatã News pelo convite para a entrevista e por esse espaço de interatividade para nossa comunidade.

Por: Fernando Rocha – INEWS


Ações

Information

2 responses

5 03 2009
Bruna

Mas esse menino tá muito chique… Até entrevista para site!! Parabéns, querido… Tudo de bom sempre… Estou divulgando seu CD lá no meu trabalho… Beijão!!

9 12 2009
olhy

voce mim deu uma dor de cabeca, para ajeita adocumentacao sua, voce se lembra seu motovani……..tchau.um feliz natal e um 2010 cheio de realizacoes.

Deixe uma Resposta

