22/06/08 – V ENCONTRO DE FORMAÇÃO PARA MÚSICOS (Parte I)

15 08 2008

Módulo 1: “Um passeio pela minha história de músico”

 

Este encontro acontece geralmente uma vez por ano. Era um encontro interno, para os músicos do Ministério Vida Nova, o qual, mais uma vez estou coordenando até o final do ano, e que é responsável pela música das Missas dos domingos à noite na Igreja Matriz São José Operário. A partir do II Encontro, estendemos a participação para os demais ministérios da paróquia e, neste ano de 2008, orientados por nosso pároco Pe. Ronaldo, avançamos para águas mais profundas abrindo as portas da nossa casa para receber as demais paróquias que compõem conosco o Setor 5 (Posto da Mata, Nova Viçosa e Mucuri) com todas suas Comunidades. Estava ainda acertando algumas coisas referentes à organização geral do evento quando ouvi os meus irmãos do Ministério Gabriel iniciarem o encontro com suas lindas vozes e instrumentos. Que sentimento de paz e alívio.

No dia anterior, o Patrécio me ligou dizendo que o transporte que havia sido acertado, telefonou desmarcando a viagem. Eu havia invertido meu horário de trabalho para aproveitar a parte da manhã no sábado e acabar de ajustar algumas coisas, ir ao supermercado com a Zélia fazer as compras para o almoço que serviríamos para os músicos… Conseqüentemente, trabalharia até 00:00h para compensar a “folga” da manhã.  Falei pro Patrécio: “Meu irmão, não consigo pensar em nada agora para solucionar o problema. Vou ver o que consigo aqui e te ligo mais tarde.” Desliguei o celular e pensei: “Meu Deus! E agora?” Não queria envolver os músicos convidados nas atividades. Queria que eles estivessem ali só para ouvir, receber. Por isso convidei um ministério de fora para conduzir a música do encontro. Eu havia acordado bem cedo e precisava descansar um pouco para agüentar o ritmo do trabalho mais tarde. Lembrei-me então do salmo que diz: “…pois Deus dá aos seus amados até durante o sono – salmo 127,2″; e ainda da Palavra em Isaías “É na conversão e na calma que está a vossa salvação; no repouso e na confiança que reside a vossa força – 30,15”. Falei: “Já fiz tudo que podia. O Senhor viu o quanto me dediquei para que este encontro acontecesse nessas proporções, então está em Tuas mãos.” Deitei e desfrutei da minha preciosa meia hora de sono antes de ir para o trabalho. Ainda estava no ônibus quando o Patrécio me ligou de novo dizendo que se disponibilizavam em sair de casa às 4:30h da manhã e pegar o ônibus que saía às 5:30h de Teixeira de Freitas. Fiz uma prece silenciosa de agradecimento a Deus e O louvei por ainda alimentar servos autênticos como esses que se colocam a serviço da evangelização, sacrificando-se e ainda, sem cobrar um centavo por isso.

 

 

 

Voltando ao encontro, após um pequeno momento de animação, pude passar algumas informações práticas sobre as atividades que desenvolveríamos e explicar a motivação do encontro.  Cada vez mais os músicos passam a servir nas Missas. Graças a Deus por isso. Mas, mesmo aqueles que já estão há vários anos nesse ministério precisam de constante reciclagem para andar de acordo com o que a Igreja nos pede em cada momento que vivenciamos dentro de cada tipo de celebração.  Por isso, achamos uma boa oportunidade de nos reunirmos e trabalhar uma formação sobre música na liturgia. Antes disso, porém, fizemos uma preparação humano-espiritual fortalecendo nossos corações para tudo que teríamos que assimilar nesse apenas um dia de encontro. Comecei tomando a Palavra da carta à igreja de Éfeso, escrita no livro do Apocalipse, que trata justamente de uma comunidade exemplar, irrepreensível aos olhos humanos, mas que tinha deixado apagar o seu Primeiro Amor.  Quantos de nós têm estado à serviço somente por obrigação ou usando do ministério que Deus nos confiou como válvula de escape para os nossos anseios unicamente egocêntricos? É hora de voltarmos onde caímos, nos arrependermos e retomarmos nosso caminho ou Ele virá sobre nós e retirará o nosso candelabro.  Dê uma lida nesse texto na sua Bíblia – Apocalipse 2,1-7.

A Gorette, que é integrante e vice-coordenadora do Ministério Vida Nova, deu continuidade com o Tema “Um passeio pela minha história de músico” falando sobre nosso chamado e tomando como referência a história do rei Davi, o mestre dos músicos. Com é bom ouvir a Gorette pregar. É sempre tudo tão novo e envolvente. Sempre que tenho oportunidade de ouvi-la sou surpreendido por sua inteligência e capacidade de falar de forma simples sobre coisas tão importantes. Revi realmente meus passos como ministro de música  e acredito que muitos puderam fazer essa viagem interior descobrindo o que até então estava oculto dentro de si.

Na seqüência a Edcarla, que é salmista e integrante do ministério Te Deum, de um dos grupos de oração da paróquia, trabalhou o tema “Colo de Jesus: repouso do músico”. Pudemos, a partir daí, reconhecer mais uma vez que o único lugar de suprir todas as nossas necessidades e nos reabastecermos é em Jesus. Ele é a fonte. Bebamos!

Fizemos um pequeno intervalo e, durante ele, foram chegando os membros do Ministério Juventude Davi que estavam tocando na Missa das crianças. Esse são os bons frutos das sementes lançadas pela Priscila Mendes, uma grande formadora da nossa comunidade, que atualmente reside em Mucuri. Priscila formou o Coral Davi, que canta nas Missas da manhã. Com o passar dos anos, as crianças do coral se tornaram adolescentes e jovens integrados à vida comunitária. Formou-se então o Ministério Juventude Davi. É um grupo encantador, com quem tenho tido o privilégio de conviver mais nesses últimos tempos. São um desafio, pois exercer liderança sobre eles é bem inovador, já que são bem distintos. Mais jovens, intensos, questionadores.  O que mais me chama atenção e me encanta é que a maioria deles está na fase preparatória para o vestibular. Estudam em período integral praticamente todos os dias, sem contar com as aulas extras em algumas noites e finais de semana. E mesmo assim são totalmente comprometidos com a Igreja, estão sempre de prontidão e atendem todos os chamados.  Coisa rara de se ver. Bendito seja Deus!

 

 

 

Pe. Ronaldo, após celebrar a Missa da manhã, dirigiu-se ao local do encontro para dar sua colaboração na formação dos nossos músicos. Tratou do tema “Música na história da Igreja”, onde abordou o que disseram grandes padres e santos no decorrer dos séculos do cristianismo. Também falou da Igreja contemporânea e o que os documentos atuais orientam a respeito da música.  Coisa boa é ter um pároco participativo, que nos acolhe, orienta, incentiva e participa. Assim é Pe. Ronaldo. Temos lá nossas diferenças, às vezes. Mas no balanço geral, o saldo é sempre positivo, graças a Deus!

Hora de matar a fomeeeeeeee… Fomos todos juntos para o galpão do pátio da Igreja onde a equipe de cozinha, liderada pelo Roberlany já havia preparado uma comida saborosa que levava um ingrediente muito especial: amor!

 

 

Vou deixar a segunda parte do encontro para um próximo post. Já escrevi demais por hoje. Ufa!


Ações

Information

2 responses

25 08 2008
Igor Mascarenhas

Fiquei encantando com sua partilha, sou muito novo ainda, mais ainda como ministro de música, mas seu testemunho como servo de Deus me fortalece, transmite o amor de Deus que me acolhe e leva firme a caminhar.

Seja sempre luz meu irmão.

Tamu junto

29 08 2008
Gorette

Léo, meu irmão, fiquei lisongeada com o seu elogio sobre a minha pregação no encontro de formação, porque sei do seu conhecimento intelectual e espiritual e ainda mais, da sua sinceridade. Obrigada! Deus seja louvado pelo seu cd tão lindo que nos aprxima mais Dele. Deus seja louvado sempre na sua voz e na sua vida. Deus te abençoe nesta missão! Estou sempre rezando por você.

Abraço, Gorette.

Deixe uma Resposta

